Empreendedorismo

Saneamento sustentável

A empresa Lógica Ambiental, que foi vencedora do Prêmio Fiepe de Sustentabilidade de 2015, surgiu como solução para as empresas de limpa-fossa

 

Realizar o descarte de efluentes para o saneamento da cidade.  Essa é uma das atividades da Lógica Ambiental LTDA, que surgiu como solução para as empresas de limpa-fossas destinarem os efluentes da Região Metropolitana do Recife (RMR), de forma regular e legalizada. Até então, essas empresas não tinham um lugar adequado para esse tipo de destinação de dejetos. A Lógica Ambiental é uma empresa familiar fundada, em 1996, pelos irmãos engenheiros Otacílio Fialho Cantarelli e Pedro Fialho Cantarelli, que atuavam em obras civis com foco em terraplanagem, drenagem e infraestrutura.

Em 2004, Pedro da sociedade, e entrou a filha mais velha de Otacílio, Andréa Caribé Fialho Cantarelli. Assim, deram um novo rumo à empresa: saíram da construção civil para área de saneamento ambiental. Em 2010, a segunda filha Luciana Caribé F. Cantarelli, passou a integrar a sociedade trazendo sua bagagem quando trabalhou em uma multinacional. Com o falecimento do sócio-fundador, em 2016, a empresa tem continuado na gestão das duas irmãs. Atualmente, a empresa conta com um quadro funcional de 36 funcionários diretos, 03 estagiários, 11 funcionários indiretos em manutenção, limpeza, consultoria, e mais de 200 clientes atendidos mensalmente.

Entre os serviços prestados pela empresa estão Tratamento de efluente sanitário e industrial Classe II-A, Compostagem de resíduos orgânicos, Transporte de efluente, análise laboratorial de solo e efluente, e Venda de adubo. A empresa está localizada no bairro da Várzea, próximo ao Quartel e Terminal Integrado de Passageiros – TIP.

Durante a Pandemia da Covid-19, a empresa não parou suas atividades por fazer parte de atividade essencial ‘’O nosso maior desafio foi dar continuidade aos trabalhos sem a rede plena de fornecedores que são essenciais ao nosso dia a dia, além da falta de material/insumo. Tivemos que racionar nossos insumos e foi muito positivo para melhorar nosso processo e gestão, além da redução de desperdício’’, explicou Andréa Cantarelli, sócia-diretora da Lógica Ambiental.

O mercado de saneamento ambiental é bem restrito e seleto. Segundo a empreendedora, o pioneirismo e o bom trabalho executado da Lógica Ambiental junto aos clientes e empresas de limpa-fossa faz a diferença na fidelização do cliente. Para ajudar na divulgação da empresa, o Instagram e o Facebook são as ferramentas de propaganda de conteúdo mais utilizadas. Entre os próximos planos da empresa está o de realizar a ampliação do laboratório para aumentar o escopo das análises realizadas, como também buscar a obtenção da certificação ISSO 17025 que será um grande diferencial competitivo.

‘’O Sebrae faz parte da história de várias empresas e com a nossa não foi diferente. Já participamos de vários eventos, mas um programa que foi muito impactante para nossa equipe foi o PDGI com a organização da Analista Auridan, que mesmo após o curso, mantém o trabalho de conexão entre os empreendedores, fomentando a troca de conhecimento e a oportunidade de negócios’’ finalizou Andréa Cantarelli.

Serviço:

Lógica Ambiental: @logica_ambiental (Instagram)

Canais Digitais de Atendimento Sebrae:

Central de Atendimento: 0800 570 0800 (Também WhatsApp)

Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br

Aplicativo: APP Sebrae (Android e iOS)