Empreendedorismo

“Economize comprando e compre economizando”

Com esse ‘bordão’, o empreendedor Erick Nascimento divulga o negócio pelos bairros do Recife e já expandiu atuação

 

“A bandeja de ovos com 30 ovos é R$ 10,50. Ovos direto do granjeiro...Economize comprando e compre economizando”, com esse bordão repetido constantemente, moradores de vários bairros do Recife já conhecem o carro de ovos que percorre várias localidades divulgando e comercializando o produto, de forma diferenciada. O idealizador do negócio é o empreendedor Erick Nascimento que, por muito tempo, vendeu frutas “no grito”, de porta em porta, em uma Kombi.

Segundo o comerciante, certo dia, foi até a Ceasa comprar frutas para começar a trabalhar, e a banana, seu principal produto, estava muito inflacionada na época, pois estava fora de safra. Erick então percebeu que era praticamente impossível lucrar naquelas condições. “Não desisti, precisava vender alguma coisa, então um colega me sugeriu comprar ovos. Eu respondi que não sabia nada sobre venda de ovos, mas acabei comprando 400 bandejas, na época estava barato, a R$1,80 a bandeja, lembro como se fosse hoje. Botei tudo na Kombi e fui rodar. Antes de uma hora da tarde já tinha vendido tudo. Voltei pra Ceasa e comprei mais 400 e fui embora para a rua. Vendi mais 400. No dia seguinte, conversei com a minha esposa e desistimos de vender frutas. Passei muitas dificuldades, mas não desisti, sigo no ramo até hoje”, explica.

O processo de expansão começou quando Erick firmou um acordo com um granjeiro da região de São Bento do Una, desenvolvendo um plano de metas. Comprava uma determinada quantidade de mercadoria à granja, que por sua vez, favorecia Erick com um preço melhor e outras vantagens. “Me dava melhores condições de trabalhar, por conta dos prazos mais longos, da mercadoria boa, de nunca deixar faltar o produto. Por conta dessa parceria pude comprar mais carros para rodar na rua. Assim pude comprar mais, vender mais e lucrar mais, sempre me infiltrando cada vez mais no mercado”.

O MEI também explica sua estratégia de vendas e conta as dificuldades que encontrou no caminho. “Eu que faço as rotas, cada carro segue uma rota. Segunda faz um bairro, terça faz outro bairro, e assim por diante. Hoje eu tenho quase 20 carros, que vendem exclusivamente para mim, mas também vendo para outros comerciantes que possuem os próprios carros. Não foi fácil chegar aonde cheguei, quase perdi uma Kombi quando pegou fogo, também fui assaltado várias vezes”.

É essencial para qualquer negócio manter boas relações com os fornecedores. Erick faz questão de citá-los, destacando sua importância. “Mantenho o mesmo desde que comecei nesse negócio, que é a granja Almeida, em São Bento do Una. Também compro da granja Tamagos, que é lá de Goiana, da granja Vilela, também de São Bento do Una, da granja Ave Malta, de Paudalho, entre outras. Já os ovos de codorna, compro da granja Santa Rita, da granja Da Codorna, da granja Souza, também de São Bento do Una. Mas meu primeiro e principal fornecedor sempre foi a granja Almeida, que todos os dias descarrega a quantidade combinada no meu depósito. A granja Tamagos também é muito importante, trabalhamos juntos há pelo menos oito anos.

Polo de Avicultura – Localizado no Agreste de Pernambuco, o município de São Bento do Una é considerado o terceiro maior produtor de ovos do país, e o maior do Nordeste, segundo a Coopave, Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una, que foi formada, em 2018, com apoio do Sebrae/PE, AD Diper e Prefeitura do Municipal de São Bento do Una.

 Serviço:

Central de Atendimento Sebrae: 08005700800

Whatsapp Sebrae: (81) 991946690