Inovação

Colares e pulseiras são produzidos com uso de tecnologia

As peças criativas são cortadas a laser, impressoras 3D e fresas

 

Peças modernas, com estilo autoral, que misturam materiais com uso de técnicas de produção digital. Assim são os brincos, pulseiras e colares do Studio Lama, que seguem um design inovador, com personalidade e dinâmico. A confecção dos acessórios, pensados pela proprietária Natália Tapety, é feita por máquinas como cortadoras a laser, impressoras 3D e fresas. Hoje, o Studio – criado em 2015, está localizado no Recife e em Santiago, no Chile, com vendas também em Roma.

Ainda quando estudante de arquitetura, Natália se interessou pela fabricação digital, modelagem paramétrica e começou a fazer cursos na área, dentro e fora do país. Ela pretendia, com isso, incorporar esse aprendizado na arquitetura. Há quatro anos e meio no Brasil e há quase um ano e meio no Chile, o que era apenas um projeto de estudos, virou um negócio de moda. A arquiteta é a única proprietária do negócio e se divide entre os dois países.

Trabalhar a essência da tecnologia em conjunto com a criatividade, esse é o diferencial na produção da empresa. “Tanto o conhecimento sobre modelagem computacional quanto do uso de impressoras e cortadoras a laser ampliam a possibilidade de desenho e fabricação das peças. Os produtos feitos com essa tecnologia, muitas vezes, não poderiam ser concretizados apenas com o trabalho manual, principalmente em relação a precisão dos cortes e formas”, conta Natália Tapety. A inovação não fica apenas nas técnicas de fabricação, por meio das cortadoras, vai além do maquinário. Isso porque, no Studio Lama, a internet também é um meio de impulsionar as vendas, aumentando consideravelmente a divulgação e comercialização das peças.

Na dimensão de possibilidades proporcionadas pela tecnologia, a utilização dessa ferramenta para empreender promove, segundo Natália, constantes inovações. “Empreender é sempre um desafio, e a tecnologia é mais uma ferramenta que pode ser usada a seu favor, podendo ser um apoio ou, como é o nosso caso, essencial, pois a marca foi construída a base de constantes inovações”, destacou.

Com orientação do Sebrae, a empreendedora obteve informação e capacitação necessárias para planejar, construir, iniciar e manter o seu negócio. “O Sebrae foi fundamental para que a marca crescesse com organização, planejamento e metas. É muito difícil construir uma empresa sem obter conhecimento sobre a parte financeira, precificação, planejamento, metas, ações, etc. E esse apoio é muito forte no Sebrae. Além do apoio de divulgação e subsídios para consultorias e feiras”, ressaltou Natália.

Serviço

 

Studio Lama

Instagram: @studio_lama_

Telefone: 81 991179475

 

Central de Atendimento Sebrae: 08005700800

Whatsapp Sebrae: (81) 991946690

APP Sebrae: disponível para Android e iOS