Agreste

Caruaru terá Programa que prepara empresas brasileiras para exportação

O atendimento é gratuito e para diferentes setores da economia

Será lançado nesta quinta (15.08), às 19h no Auditório da Asces Unita, em Caruaru, um núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O programa nacional é oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores,  para as empresas brasileiras que desejam começar um processo de exportação.  Além de Caruaru/PE, outros seis municípios estão sendo contemplados com o núcleo agora em agosto: Maringá/PR, Londrina/PR, São Leopoldo/RS,  Sorocaba/SP, Porto Velho/RO e Cascavel/PR.

O PEIEX tem o objetivo de preparar as empresas, de diferentes setores da economia, a iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. "As empresas da RMR e do Agreste de Pernambuco terão a oportunidade de expandir os seus negócios, aumentar a sua demanda, internacionalizar a sua produção e obter uma capacitação para exportação 100% gratuita e com metodologia da APEX-BRASIL", destacou a coordenadora do Núcleo Operacional Caruaru-PE, do PEIEX, Rossana Cola.

Cada empresa atendida pelo programa vai ter o acompanhamento de um especialista em comércio internacional, que fará um diagnóstico da empresa, verificando se tem algo a ser feito para melhorar a competitividade dela. “Quando é identificado, por exemplo,  que precisa ser feito algum tipo de melhoria no processo de gestão, no controle interno, a gente identifica qual dos parceiros que integram o conselho consultivo pode complementar a capacitação”, explicou Marconi Aurélio e Silva, monitor PEIEX - Núcleo Operacional Caruaru.

O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa. Em Caruaru, a parceria foi firmada com a Asces Unita e vai atender a empresas localizadas em uma área que abrange a Região Metropolitana do Recife até o Agreste.  O Sebrae faz parte do Comitê Consultivo do Núcleo Operacional Caruaru, “Nossa parceria será executando melhoramentos em áreas identificadas pelo programa”, disse o analista do Sebrae Gilson Gonçalves. Um outro Núcleo localizado em Petrolina vai atender aos municípios do Sertão.

 

SERVIÇO

Lançamento do Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX de Caruaru/PE

Local: Auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Endereço: Avenida Portugal, 584, Bloco B, 3º Andar - Bairro Universitário - Caruaru/PE

Data: 15 de agosto (quinta-feira)

Horário: 19h