Gastronomia

6ª Pernambuco Restaurant Week acontece em junho e julho em versão híbrida

Festival gastronômico retorna para experiência presencial, juntamente com serviços delivery e takeaway. Consultorias do Sebrae são oferecidas para restaurantes desta edição.

Com a pandemia do novo coronavírus, o mercado de restaurantes sofreu com as portas fechadas devido à quarentena. A medida de prevenção foi necessária, mas deixou muitos empreendedores em situação difícil. Com o objetivo de minimizar os prejuízos sociais e econômicos gerados com o isolamento social, a Pernambuco Restaurant Week lança, desta segunda-feira 14 ao dia 11 de julho, uma edição para ajudar na retomada do atendimento presencial, autorizado pelo Governo do Estado por meio do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, e aumentar as vendas no delivery e takeaway. Para isso, o Sebrae em Pernambuco oferece consultorias SebraeTec Express para os restaurantes desta edição do evento. 

Para valorizar o turismo no estado, o festival acontece no Recife, Região Metropolitana e também em Garanhuns. A 6ª PERW tem o tema Bora Pernambucar: Sabores do Agreste e Sertão de Pernambuco, motivando as pessoas a circularem dentro dos municípios onde o festival ocorre de forma segura e consciente, aproveitando ao máximo os restaurantes e menus desta temporada.

Para o coordenador do evento em Pernambuco, Léo Barbosa, a Restaurant Week, em sua edição estadual, vem para mostrar a riqueza de sabores de Pernambuco. “O festival não apenas cresce graficamente, mas também amplia o olhar e dá oportunidade a restaurantes, de perfis bem diferentes, entendendo que todos precisam de um apoio nessa retomada em meio à crise de saúde e econômica. Restaurantes do Litoral ao Agreste apresentam menus com muita identidade. Então, convidamos os pernambucanos - e também os turistas - a ter uma experiência gastronômica incrível e a ajudar nessa retomada econômica e turística da nossa região. Bora  Pernambucar com a gente?”, convida.

A ideia é proporcionar ao público uma imersão nos insumos dessas regiões, com a fusão de pratos clássicos das cozinhas internacionais com ingredientes locais, fortalecendo nosso sotaque e criando uma identidade gastronômica e cultural. As possibilidades são infinitas, com o uso da cozinha do nosso rico interior, onde encontramos os melhores queijos, a mandioca e seus derivados, o arroz vermelho, as carnes na salmoura e o tradicional cuscuz.

Como acontece a cada edição, os restaurantes criaram cardápios especiais para a ocasião - entrada + prato principal + sobremesa - com três categorias de menus e valores fixos. Para o menu Standard Week, o almoço sai por R$ 46,90 e o jantar R$ 58,90. No caso do menu Plus, o almoço sai por R$ 56 e o jantar R$ 69. E, pela primeira vez, o evento conta com o menu Premium, com o almoço por R$ 68,00 e o jantar R$ 89,00. A proposta é gerar oportunidades acessíveis para que o público possa apreciar a culinária de renomados chefs e restaurantes.

AÇÃO SOCIAL

A Comunidade dos Pequenos Profetas (CPP) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que há 30 anos atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Recife. A entidade trabalha com projetos e iniciativas que ajudam a amenizar, combater e reverter os problemas enfrentados pelos jovens e suas famílias. Projetos que colaboram para a efetivação da cidadania, a valorização cultural, o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento comunitário e que proporcionam uma melhor qualidade de vida às comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. Tem como destaque o projeto "Telhado Eco Produtivo - semeando novos horizontes", que une conceitos de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e democratização do acesso à produção orgânica e à gastronomia saudável. Um projeto que, junto com a distribuição de cestas básicas (arrecadadas com doações de parceiros), tem sido fundamental no enfrentamento à fome durante a pandemia que agravou o quadro de empobrecimento social na cidade, no país, e tem alimentado mais de 1 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no Recife. Além disso, o projeto desenvolve ações socioambientais como alternativa de renda para as mulheres, mães das crianças atendidas, a exemplo do "Mãos Talentosas" (que recolhe resíduos do rio Capibaribe e transforma em vasos artísticos para o cultivo de hortas) e "As Minhoqueiras" (que produzem composteiras orgânicas residenciais). Toda essa produção fica à venda na loja da CPP, localizada na Avenida Sul, 110, São José, centro do Recife.   A instituição presta atendimento diariamente a cerca de 100 jovens e possui 500 famílias cadastradas. 

PARCERIAS

Continuando com o propósito de ajudar o setor gastronômico na retomada econômica, a 6ª Pernambuco Restaurant Week buscou parcerias que beneficiassem os restaurantes, tanto no investimento de capacitações como na geração de descontos em produtos e serviços.

Sebrae-PE

Como forma de apoiar o setor gastronômico, a Pernambuco Restaurant Week viabiliza, junto ao Sebrae-PE, algumas ações GRATUITAS para os restaurantes participantes do festival:

  • Consultoria de gestão em diversas áreas, como melhoria de processos e atendimento ao turismo;
  • Sebraetecs, que são consultorias de inovação, como layout de fachada, layout interno, desenvolvimento de mídias sociais, entre outras. Inscrições: https://bit.ly/3gpd2Eo
  • Capacitações e treinamentos para as equipes dos restaurantes;
  • Além de cursos, oficinas e palestras, de acordo com a necessidade do estabelecimento.

Empetur/Secretaria de Turismo de Pernambuco

Sendo órgãos oficiais da promoção do turismo no estado, entendem a importância e apoiam o festival em sua edição estadual, cientes de que o evento estimula a circulação de pessoas de forma segura, dentro dos protocolos sanitários da Covid-19, assim, aquecendo a economia e promovendo o turismo através de nossa gastronomia.

Copergás

A Companhia Pernambucana de Gás reforça a sua parceria com esse que é um dos principais setores da economia. Afinal de contas, a nossa gastronomia é uma referência nacional no âmbito da Restaurant Week. Essa parceria ganha uma dimensão ainda maior diante dos desafios impostos pela Covid-19, que serão superados com inovação, criatividade e responsabilidade.

Abaixo segue a lista dos 52 restaurantes participantes desta 6ª Pernambuco Restaurant Week:

RECIFE e RMR: Adega Restaurante, À Emporter, Altar Cozinha Ancestral, Armazém Guimarães, Beijupirá Olinda, 81 Coffee& Co, Café Liberal, Café Sta Clara (Madalena), Cais Rooftop, Casa do Vinho al Mare, Castellus, Ça Va Bistrô, Chicama, Chiwake Cozinha Peruana, Christal Café, Degutti Café, Dom Black (Graças), Douro In, Entre Amigos O Bode (Espinheiro), Entre Amigos Praia, Entre Vinhos, Eva Arte Culinária, Fabbrique Pastifício, Famiglia Giuliano, Forneria 1121 (Aflitos), Forneria 1121 Lab (Pina), Frutteto Cozinha, Garden, Harô Sushi, Haus, Kisu Japanese Cuisine, ITCoffee, La Tratoria (Parnamirim), Mingus Zé Maria, Nau Frutos do Mar, No Terraço Restaurante, Oficina do Sabor, Pisu Sushi, Pizzeria Vesúvio (Graças), Pizzeria Vesúvio (Boa Viagem), Quintal do Picui, Restaurante Catamarã, Restaurante Leite, Seu Luna Restaurantre, Solar do Douro, Terraço Carvalheira, The Black Angus (Cons. Aguiar), Toscana Trattoria, Tulasi Mercado Orgânico, Untal Restô e Vert Comedoria. 

GARANHUNS: Dom Pedro GastroBar.

 

Serviço: 

PE Restautant Week: @pernambucorestaurantw (Instagram)

Texto: assessoria de imprensa do evento - Laís Godoy/Camila Lopes